Física
PROFESSOR: NAHUEL OLIVEIRA ARENILLAS
1º - Uma tubulação de 34,5 cm de diâmetro transporta água a 2,62 m/s. Quanto tempo será necessário para que sejam descarregados 1600 m³ de água no seu extremo aberto?
2º - Que pressão manométrica uma máquina deve produzir para sugar lama com uma massa específica de 1800 kg/m³ através de um tubo e fazê-la subir 1,5 m?
3º - Um tubo em U da Figura ao lado contém dois líquidos em equilíbrio estático: no lado direito existe água de massa específica kg/m³, e no lado esquerdo existe óleo de massa específica desconhecida . Os valores das distâncias indicadas na figura são . Qual é a massa específica do óleo? 4º - A figura ao lado mostra que o jato de água que sai de uma torneira fica progressivamente mais fino durante a queda. As áreas das seções retas indicadas são A0 = 1,5 cm² e A = 0,42 cm². Os dois níveis estão separados por uma distância vertical h = 40 mm. Qual a vazão da torneira? 5º - Um objeto está pendurado em uma balança de mola. A balança indica 30 N no ar, 20 N quando o objeto está imerso em água e 24 N quando o objeto está imerso em outro líquido de massa específica desconhecida. Qual é a massa específica deste outro líquido?
6º - Calcule a diferença hidrostática entre a pressão arterial no cérebro e no pé de uma pessoa com 1,83 m de altura. A massa específica do sangue é 1,06 x 10³ kg/m³?
7º - A figura ao lado mostra um sifão, que é um tubo usado para transferir líquidos de um recipiente para outro. O tubo ABC deve estar inicialmente cheio, mas se esta condição é satisfeita o líquido escoa pelo tubo até que a superfície do líquido no recipiente esteja no mesmo nível que a extremidade A do tubo. O líquido tem uma massa específica de 1000 kg/m³ e viscosidade desprezível. As distâncias mostradas na figura são h1 = 25 cm, d = 12 cm e h2 = 40 cm. (a) Com que velocidade o líquido sai do tubo no ponto C? (b) Se a pressão atmosférica é 1,0 x 105 Pa, qual é a pressão do