física
“usuais”(Só Física, 2007).
O corpo humano tem uma eficiência relativamente alta quando faz trabalho mecânico, mas está longe de ser totalmente eficiente. Assim, apenas cerca da décima parte da energia consumida pelo coração corresponde à energia necessária para empurrar o sangue; o restante é gasto de energia que não se traduz em movimento mecânico de coisa alguma.
A energia que dispomos está armazenada nos músculos, no sangue e no fígado, na forma de glicogênio ou de glicose. Como a disponibilidade de energia é muito importante no desempenho de um atleta, há várias estratégias de alimentação que têm como objetivo encontrar um balanço adequado na alimentação que permita otimizar a disponibilidade e o armazenamento de energia no corpo (Okuno, 1982).
O esquema deste trabalho é mostrar uma análise simples da quantidade de energia que o corpo humano precisa para seu perfeito funcionamento. Através dos parâmetros físicos como Energia e Potência, que será mostrados nas seções a seguir.
II.Energia e Potência:
Energia de um corpo é a capacidade que ele possui para realizar um trabalho. Como energia de um corpo se mede em função do trabalho que este pode realizar, pode-se afirmar que trabalho e energia são expressos nas mesmas unidades (Shaum, 1971).
Verificando a energia consumida pelo corpo em um dia e transformando essa energia em potência e, no caso, medida em watts. Veja:
Primeiro transforma-se o 2.500 kcal consumida durante todo o dia em joules, observe:
1j 4,18cal