Física
Profa. Dra. Maria Antonia Benutti A projeção de um objeto é sua representação gráfica por uma figura plana. Poderá ter dois fins bem distintos: colocar em evidência as dimensões, cujo conhecimento é necessário para a produção do objeto ou, então, reproduzir o aspecto que o objeto tem na realidade. O desenho que satisfaz o primeiro fim denomina-se desenho projetivo e o segundo desenho perspectivo ou, simplesmente, perspectiva. Em ambos os casos o desenho utiliza-se para seu traçado, de uma operação gráfica que liga a figura objetiva do espaço à sua representação gráfica no plano. Esta operação denomina-se projeção. PROJEÇÕES Como os objetos têm três dimensões, sua representação bidimensional se dá em conformidade com artifícios técnicos, para tanto, são considerados os seguintes elementos básicos da projeção. Plano de projeção Centro de projeção Projetante, ou raio projetante Objeto do espaço Objeto projetado
UM PONTO SE PROJETA NUM PLANO QUANDO A PROJETANTE INTERCEPTA O PLANO DE PROJEÇÃO.
As projeções se classificam de acordo com o centro de projeção em: PROJEÇÃO CÔNICA, ou SISTEMA CÔNICO DE PROJEÇÃO O centro de projeção está a uma distância finita do objeto e as projetantes são convergentes. PROJEÇÃO CILÍNDRICA ou SISTEMA CILÍNDRICO DE PROJEÇÃO. O centro de projeção está a uma distância infinita do objeto e as projetantes são paralelas.
2 Projeção Cônica Projeção Cilíndrica
O
∞
π
Das PROJEÇÕES CÔNICAS resulta o que conhecemos como perspectivas com pontos de fuga.
01 ponto de fuga
02 pontos de fuga
03 pontos de fuga
As PROJEÇÕES CILÍNDRICAS, de acordo com a direção dos raios projetantes, podem ser: CILÍNDRICA OBLÍQUA, quando os raios projetantes incidem no plano de projeção formando ângulos diferentes de 90o ou CILÍNDRICA ORTOGONAL quando o ângulo formado entre os raios projetantes e o plano de projeção é igual a 90o.
Cilíndrica Oblíqua
Cilíndrica Ortogonal
3
PROJEÇÃO