Física Experimental - Medidas e Erros
Física 1 Experimental – Turma KK (Grupo 2)
Professora: Gabriela Possa
15/0005369 - Ana Paula Marinho Medrado
13/0147788 - Henrique Augusto C. F. da Silva
12/0128004 - Marcos Xavier Vieira
11/0151712 - Rayane Franco Rocha
GAMA – 26 de Agosto de 2015
Introdução
A física é uma ciência fundamentada em medidas. Tudo que aprendemos até os dias atuais a respeito do mundo físico e seus princípios foi aprendido através de observações sobre fenômenos da natureza. E desses fenômenos são extraídos valores traduzidos em números onde se buscam padrões para obter informação.
Desde a antiguidade são usados métodos para se medir distâncias ou peso. Já foram utilizados vários tipos de medidas, baseadas inclusive no corpo humano. E as formas de se medir podiam ser uma vara de madeira ou cordas com nós em espaços determinados. Com o tempo foram sendo desenvolvidos instrumentos mais confiáveis com precisões maiores. Hoje temos trenas, réguas, paquímetros, micrômetros digitais ou analógicos, entre outros aparelhos.
O paquímetro é um instrumento que pode ser usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Possui uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. Possui uma precisão maior que a régua com uma incerteza, nesse caso deste experimento, de ±0,05 cm.
A balança digital é usada para medir a massa de um corpo. Neste experimento a balança fornece o peso em gramas e possui uma incerteza de ± 1g.
Utilizando-se desses instrumentos, o volume da peça foi calculado de duas formas indiretas e diferentes. Para chegar nisso os dados antes receberam tratamento matemático para que o resultado fosse refinado e os erros de medição minimizados.
Objetivo
Calcular o volume e a densidade de uma placa de metal com formato geométrico regular através de métodos indiretos.
Materiais utilizados
Placa de metal com dois furos
Água destilada
Linha
Proveta graduada
Paquímetro
Micrômetro
Balança