Apostila F Sica Experimental 1 2010
Fundamentos da Física Experimental
Um guia para as atividades de laboratório
Elaborado por:
Marcia Muller
José Luís Fabris
Novembro de 2008
Fundamentos da Física Experimental
Márcia Muller e José Luís Fabris
Prefácio
A idéia original que será abordada neste texto é a de que, por meio de uma Disciplina de
Fundamentos da Física Experimental, sejam desenvolvidas elementos e habilidades da metodologia científica que possam ser empregados nas mais diversas áreas do conhecimento. Não se trata de realizar experimentos complexos, mas sim por meio de montagens simples, criar uma metodologia que possa auxiliar nos problemas enfrentados no cotidiano quer do professor, do pesquisador ou mesmo da pessoa.
Abordaremos nas páginas seguintes questões relacionadas com a resolução de problemas, desde a identificação do problema em si, passando pelo estabelecimento das possíveis técnicas para sua solução, finalizando com a análise dos resultados obtidos e sua conclusão geral.
Para o desenvolvimento da Disciplina, optamos por um encaminhamento um tanto diferente dos habitualmente encontrados nos cursos de Métodos de Física Experimental.
A idéia é não fazer uma abordagem dos diversos conteúdos necessários ao curso na forma de itens fragmentados, mas sim de forma integrada ao longo de todo o trabalho.
Assim, por exemplo, o funcionamento dos instrumentos de medição será abordado à medida que estes se tornarem necessários. Também procuramos não nos estender demais abordando diversos instrumentos, mas sim fornecer as bases para compreensão e extensão do que há de fundamental nestes instrumentos a outros que porventura possam ser necessários. Os conceitos estatísticos (erro, valor médio, desvio padrão...) necessários ao tratamento de dados experimentais também serão apresentados segundo a mesma filosofia. No tocante a questão de gráficos, uma importante ferramenta na área experimental, procuramos fazer uma abordagem inicial que possibilite a elaboração de
um