Física - Erros
Aryelle Lopes
Deraldo Neto
Henrique Barreiro
João Pedro Hallite
Paulo Victor Parreira Jorge
TEORIA DE ERROS
Uberaba
2015
Aryelle Lopes
Deraldo Neto
Henrique Barreiro
João Pedro Hallite
Paulo Victor Parreira Jorge
TEORIA DE ERROS
Relatório apresentado para fins avaliativos da disciplina de Laboratório de Física da Universidade Federal do Triangulo Mineiro
Prof. Ariana de Campos
Uberaba
2015
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo mostrar os resultados advindos do Experimento 1 relacionado a medição, sendo este caracterizado pela dimensão dos objetos. A coleta de dados foi realizada a partir da medição de cada dimensão dos objetos, sendo aquela feita dez vezes para cada dimensão. As informações obtidas foram embutidas em tabelas e analisadadas conforme o roteiro. O teste consistia em medir cada dimensão de cada um dos objetos dez vezes e anotar os valores encontrados, para, a partir deles, encontrar uma incerteza final e obter uma precisão final no valor. Neste experimento não houve cálculos que necessitaram de deduções matemáticas.
Palavras-chaves: medição; Teoria de erros; Incerteza.
Sumário
1 INTRODUÇÃO 5
2 OBJETIVOS 6
3 REVISÃO BIBLIOGRAFICA 6
3.1 TEORIA DE ERROS 6
4 PARTE EXPERIMENTAL 6
4.1 MATERIAIS 6
4.2 MÉTODOS 7
4.2.1 Montagem 7
4.2.2 Procedimentos 7
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES 7
5.1 PROPAGAÇÃO DE ERROS 7
5.1.1 Paralelepípedo 7
5.1.2 Cilindro 8
5.1.3 Esfera 9
6 CONCLUSÃO 11
7 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Ao estudar um dado fenômeno físico natural nos interessa entender como certas propriedades ou grandezas associadas aos corpos e seus aspectos participam desse fenômeno. Assim sendo, para a compreensão de certo acontecimento, na natureza está implícito que devemos avaliar quantitativamente uma ou mais grandezas físicas e, portanto, utilizar e realizar medidas físicas.
A Incerteza do resultado de uma medição é composta por diversos