Física - propagação de erros
Propagação de Erros Relatório
Disciplina: Física Esperimental II Turma: TC Professor: Salmen Saleme Gidrão
ALUNOS:
RENATO H. BORGES RIBEIRO – ENG. MECÂNICA
RONALDO POSTIGO – ENG. MECÂNICA
MAIKOM LUÍZ MALAQUIAS – ENG. MECÂNICA
VITOR HUGO VIZEL – ENG. QUÍMICA
TAUÉLY G. OLIVEIRA MATOS – ENG QUÍMICA
BARRETOS
2013
Propagação de Erros
Objetivo:
Conhecer as regras para determinação da propagação de erros, e aplicá-las no cálculo do volume e da densidade (massa específica) de um cilindro.
Introdução Teórica:
Erro é a diferença entre o valor de certa medida com seu valor verdadeiro (relacionando ambas conforme o tipo de erro). A propagação de erro é uma forma de verificar a confiabilidade dos dados de certa amostra/medida, quando esta é submetida a diferentes operações matemáticas. Ela define como as incertezas/erros das variáveis estão relacionadas e fornece a melhor estimativa para aquele conjunto de dados.
Um dos princípios básicos da física diz: “Não se pode medir uma grandeza física com precisão absoluta.”, ou seja, qualquer medição, por mais bem feita que seja, é sempre aproximada. De acordo com esse princípio, o valor medido nunca representa o valor verdadeiro da grandeza, pois este nunca é conhecido com total certeza. Quando este resultado (número e unidade) vai ser aplicado ou registrado é necessário saber com que confiança se pode dizer que o número obtido representa a grandeza física. O valor medido ou o resultado deve ser expresso com a incerteza da medida, utilizando uma representação em uma linguagem universal, fazendo com que seja compreensível á outras pessoas. Chama-se Valor Verdadeiro ou Valor do Mensurando, o valor que seria obtido se a medição da grandeza fosse feita de maneira perfeita e com instrumentos perfeitos. Por isso, deve-se necessariamente associar