Propagação de erro
1. OBJETIVOS 3
2. MATERIAL NECESSÁRIO 3
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA 3
4. PROCEDIMENTO 3
Tabela com as expressões para o cálculo da incerteza padrão em grandezas combinadas, utilizando a propagação de erro para diversas relações funcionais.
5. QUESTÕES 4
1) Calcular o perímetro do retângulo e área
2) Calcular as operações
6. CONCLUSÃO 5
PROPAGAÇÃO DE ERROS
1. OBJETIVOS
O trabalho a seguir apresenta condição para fazer operações com as medidas de grandezas físicas e seus respectivos desvios padrões. Desta forma podemos calcular expressões matemáticas entre elas soma, subtração, divisão e multiplicação. A partir desse trabalho podemos considerar o caso em que se deseja calcular a incerteza padrão propagada no valor de uma grandeza, utilizando a propagação de erro para diversas relações funcionais.
2. MATERIAL NECESSÁRIO
Ter suas medidas de grandezas físicas e seus respectivos desvios padrões, para então fazer os cálculos entre eles.
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Propagação de Erros é uma ferramenta para propagar incertezas de dados obtidos em laboratório.
4. PROCEDIMENTO
Na maioria dos experimentos, a medição de uma grandeza R de interesse é feita de maneira indireta, sendo esta grandeza obtida a partir de medidas de n grandezas primárias { k n } a , a , a , , a , , a 1 2 3 K K . O cálculo de R é feito a partir de uma função conhecida das grandezas primárias. Estas grandezas são também denominadas grandezas de entrada, enquanto a grandeza R é denominada grandeza de saída. Consideremos o caso em que se deseja calcular a incerteza padrão propagada no valor de uma grandeza de saída R, com relação funcional do tipo R = a + b.
Na Tabela são apresentadas as expressões para o cálculo da incerteza padrão em grandezas combinadas, utilizando a propagação de erro para diversas relações funcionais.
5. QUESTÕES
1) Os comprimentos dos lados de um retângulo foram medidos com instrumentos diferentes. Os seguintes