Física 2 anhanguera jundiai
Final do capítulo 6 - Força Centrípeta 1. Um carro passa, a 40 km/h, por um trecho da estrada cuja pista apresenta uma depressão circular de raio 20 m. Determine a força de reação da pista sobre o carro, no ponto da depressão em que a força normal é vertical. Dados: massa do carro = 1000 kg e massa do motorista = 80 kg. R. 17,5.103 N. 2. Um motoqueiro deseja realizar uma manobra radical num "globo da morte" (gaiola esférica) de 4,9m de raio.
Professor:
Para que o motoqueiro efetue um "looping" (uma curva completa no plano vertical) sem cair, qual dever ser o módulo da velocidade mínima no ponto mais alto da curva? R. 7m/s. 3. Uma caixa é pendurada no teto de um ônibus por meio de fios ideais presos a um dinamômetro de massa desprezível. A figura mostra esses objetos em equilíbrio em relação ao ônibus, enquanto ele está percorrendo um trecho circular de uma estrada horizontal, com velocidade de 72 km/h. Nessa situação, o dinamômetro mostra que a tensão no fio é 65 N.
Sabendo que a massa da caixa é 6,0 kg, calcule o raio da curva da estrada. R. 96 m. Capítulo 7 - Energia Cinética e Trabalho 4. Sobre um corpo de massa 4,00kg, inicialmente em repouso sobre uma mesa horizontal perfeitamente lisa, é aplicado uma força constante, também horizontal. Qual o trabalho realizado por essa força até que o corpo adquira a velocidade de 10,0m/s? R. 200 J. 5. O gráfico de velocidade contra tempo, mostrado adiante, representa o movimento retilíneo de um carro de massa m = 600 kg numa estrada molhada. No instante t = 6 s o motorista vê um engarrafamento à sua
frente e pisa no freio. O carro, então, com as rodas travadas, desliza na pista até parar completamente. Despreze a resistência do ar.
a) Qual é o