Contabeis
Partindo do pressuposto que a Contabilidade é uma Ciência que estuda e interpreta os registros dos fenômenos que afetam o patrimônio da empresa, tem-se a sua imprescindibilidade na gestão dos tributos.
O ato de gerir e administrar os tributos, despesas compulsórias de qualquer empresa que subsuma nos respectivos fatos gerados, ultrapassa o cumprimento de obrigações acessórias tributárias no complexo da contabilização, isto é, no ato sistemático de escriturar em livros apropriados os diversos tributos como IRPJ, CSSL, IPI, PIS, COFINS, ICMS e ISS ....
A Gestão Tributária se movimenta através de um estudo aplicado e específico na realidade da empresa, a fim de se verificar o correto e seguro pagamento dos tributos, como forma de solução eficaz de economia para a própria empresa.
Desta forma, ressalta-se a instrumentabilidade da Contabilidade como meio necessário para se concretizar uma eficaz gestão tributária.
Na análise da realidade fática frente à legislação vigente, é imperativo a utilização de conhecimentos na área contábil a fim de decifrar, conceituar e interpretar as informações contábeis relevantes existentes na empresa, com o objetivo de apresentar informações que possibilitarão a tomada de determinadas decisões.
É bastante comum, encontrar a legislação, disciplinadoras de condutas, imbuída de conceitos contábeis tais como: Demonstrações Financeiras; contas a receber - créditos e liquidação duvidosa; disponibilidade e aplicações financeiras; mútuos ativos e passivos; tributos a recuperar; estoques; ativo fiscal diferido (tax allocation); investimentos e imobilizado; tributos a recolher; capital e reservas; provisões x passivo exigível; receitas e despesas operacionais; resultados financeiros e não operacionais; variações monetárias ativas e passivas; destinação de lucros e dividendos, que irão repercutir nas contas patrimoniais da empresa.
Assim, em face do domínio e do correto entendimento dos