vigorexia
Segundo Juliana Spinelli Ferrari, colaboradora do site Brasil Escola, graduada em psicologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista, mestranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP - Universidade de São Paulo vigorexia é o transtorno da busca pelo corpo perfeito. Esse transtorno atinge em sua maioria o público masculino, “viciados em academia”. Tendo a visão destorcida da sua própria imagem, algumas vezes passam a usar esteróides anabolizantes para obter uma massa muscular cada vez maior, assim satisfazendo-se de forma temporária.
A Vigorexia pode afetar de maneira tão forte as pessoas que o desejo em obter os músculos avantajados não são levados em consideração.
Alguns sintomas que mostram que as pessoas estão exagerando nos treinos são: Insônias, maior susceptibilidade a infecções, dores musculares persistentes, ritmo cardíaco elevado quando se está parado, depressão, perda de motivação, menor desempenho sexual, cansaço, irritabilidade, perde de peso, maior incidência de lesões e perda de apetite.
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é descobrir indivíduos vigoréxos, usuários de anabolizantes que, podem ser vigorexos e ao mesmo tempo identificar um grupo que apenas goste de atividade física.
METODOLOGIA
A metodologia aplicada ao trabalho foi com base em pesquisa de campo juntamente com artigos extraídos da internet.
RESULTADOS DA PESQUISA
A pesquisa foi constituída por 10 indivíduos, sendo destes:
- 50% são mulheres e 50% homens;
- 80% tem idade entre 18 e 30 anos, enquanto 20% tem mais de 30 anos;
- 50% pratica musculação entre 6 meses e 1 ano, enquanto 30% exerce a prática entre 1 e 10 anos e 20% a mais de 10 anos;
- 70% dos entrevistados têm uma frequência de 5 a 6x por semana, 10% 3x, 10% 4x e 10% 7x por semana;
- dos nossos entrevistados, 60% não praticam outra atividade física, 10% praticam futebol, 10% corrida e 20% têm como prática o muay thay.
SINTOMAS DA VIGOREXIA
O