FÁRMACOS
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre três medicações que são essenciais para o carrinho de emergência, sendo que duas delas; a morfina e o fentanil fazem parte do grupo dos opióides e o midazolam é um benzodiazepínico.
Esses três fármacos que nós iremos discutir afetam o Sistema Nervoso Central (SNC). A unidade funcional do sistema nervoso central é o neurônio, e a maioria dos agentes neurofarmacológicos tem no neurônio o seu local primário de ação. Os neurônios do SNC são capazes de transmitir e receber informações para os neurônios e de outros neurônios e órgãos periféricos, como as células musculares, as células glandulares e receptores especializados.
Para explicitar de forma clara as três drogas serão informados os conceitos, os mecanismos de ação, as indicações, as contra-indicações, as possíveis reações adversas e em especial serão traçados os cuidados de enfermagem.
MORFINA
CONCEITO
A morfina é um fármaco narcótico do grupo dos opióides, que é usado no tratamento sintomático da dor. É um alcalóide isolado a partir da resina da papoula (Papaver somniferum).
MECANISMO DE AÇÃO
A morfina age no sentido de dificultar a ação dos receptores opióides, já que essas estruturas são importantes na regulação normal da sensação da dor. Ela é um agonista exógeno dos receptores opióides, presentes em neurônios de algumas zonas do cérebro, medula espinhal e nos sistemas neuronais do intestino.
INDICAÇÕES
É indicada para dor intensa; sedação pré-opertória; adjunto da anestesia; dor associada ao infarto agudo do miocárdio.
CONTRA-INDICAÇÕES
Gravidez de risco; depressão respiratória aguda; diarreia associada com colite pseudmembranosa; diarreia causada por envenenamento; durante o trabalho de parto; hipersensibilidade aos opióides; Hipertensão craniana como na meningite; Gravidez; Insuficiência renal; Insuficiência hepática.
REAÇÕES ADVERSAS
SNC: tontura, sedação, euforia, delírio, insônia,