Fábricas secretas da bomba atômica
Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UAST
Departamento de Ciências Biológicas
Física para Biólogos III Período
Tereza Raquel Gomes Mariano
RESUMO DO VÍDEO - FÁBRICAS SECRETAS DA BOMBA ATÔMICA
As radiações nucleares possuem uma quantidade de energia suficiente para provocar a ionização, enquanto as radiações comuns como o calor e a luz não possuem essa capacidade. O casal Currie descobriu que todos os compostos de tinham a propriedades de emitir essas radiações.
Com o programa nuclear dos Estados Unidos foram construídas várias armas de destruição, como a bomba de Hidrogênio de 9 mil megatons capaz de ser lançada à 8 mil km com precisão de apenas alguns quarteirões. Em 1942, o governo dos EUA requisitou um terreno em Henryford (cerca de 1700km²), no estado de Washingtn, para a construção de uma usina nuclear dedicada a produção de plutônio, pela Henryford New Works.
Este local foi escolhido porque tinha as características perfeitas para a realização do Projeto Manhatan da 2ª Guerra Mundial. Principalmente por causa do rio Columbia, que podia fornecer quantidade de água suficiente para resfriar os reatores e suprir a energia através da geração de vapor para todas as necessidades do local. Que por sua vez, devido à destinação de suas funções, implica numa atividade bastante perigosa. Porém, os morros que cercam o ambiente formam uma barreira que poderia proteger os moradores locais de qualquer dano, apesar destes terem sido removidos de suas terras. No entanto, outros moradores vieram para o local, cerca de 51 mil pessoas vieram trabalhar no projeto, montando uma nova cidade para acomodar a todos. Durante os 18 meses seguintes foram construídas 7 usinas nucleares, desmontando todo o acampamento onde se abrigaram, deixando como único indício de sua existência apenas o contorno dos prédios no chão e buracos de postes.
Apenas alguns gramas de plutônio seriam necessários para fazer uma bomba, mas sua