Futurismo
Componentes: André, Brunna Pereira, Carla, Eliane, Jefferson M., Luciano, Wesley, Yanka Silva.
Turma: 301 Vespertino
TRABALHO DE LITERATURA
São Luís
2014
Componentes: André, Brunna Pereira, Carla, Eliane, Jefferson M., Luciano, Wesley, Yanka Silva
Futurismo
São Luís
2014
INTRODUÇÃO
Adotando uma perspectiva violenta, agressiva e iconoclasta, os futuristas exaltam ”a bofetada e o soco” como meio de despertar o público para a passividade em que se encontra. . A violência que destrói as certezas e os modelos obriga o leitor a reagir. O processo de recepção de nova arte passa a ser, assim, mais dinâmico e interativo.
Infelizmente, existe um lado sombrio do Futurismo: na Itália, com a chegada de Mussolini ao poder. O fascínio de Martinetti pela violência e pela guerra aliado a um patriotismo exacerbado, faz com que transforme o movimento em uma espécie de porta-voz do regime fascista, a partir de 1919.
FUTURISMO
HISTÓRIA
Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.
A PINTURA
A pintura futurista foi influenciada pelo cubismo e pelo abstracionismo, mas a utilização de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a ideia de dinamismo. Alguns dos primeiros artistas do futurismo foram: Umberto Boccioni, Carlo Carrá e Luigi Russolo.
O FUTURISMO EM DIFERENTES PAÍSES
No Brasil, alguns artistas influenciados