futebol e meios de comunicaçao
O futebol sempre foi um esporte muito popular no Brasil, mesmo quando a população não tinha acesso aos variados meios de comunicação.
Dentre os meios de comunicação a televisão é que o mais se destaca entre os demais, através de sua programação diversificada que acaba influenciando os hábitos de vida dos telespectadores.
Ela exerce influencia nas formas de agir e pensar das pessoas conduz suas opiniões politicas, econômicas e religiosas.
Assim como a televisão o futebol também exerce muitas influencias no modo de vida, através dos campeonatos apresentados pelas emissoras, que servem de estimulo para a pratica desse esporte.
A maioria dos jogos transmitidos são masculinos, porem ainda assim acaba estimulando muitas meninas a praticar, aguçando assim suas curiosidades futebolísticas.
Mesmo a televisão sendo um meio de comunicação mais influente na sociedade, acaba contribuindo para a pratica preconceituosa entre gêneros. Uma vez que só transmite jogos e campeonatos masculinos.
São diversos os fatores para a massificação do futebol masculino, como por exemplo o apoio financeiro dos patrocinadores e confederações, que ao contrario no futebol feminino só destinam verbas próximos aos grandes eventos competitivos.
A pratica acima acaba contribuindo mesmo que indiretamente pelos meios de comunicação.
De acordo com entrevistas feitas com meninas, foi constatado que a grande maioria desenvolveu a vontade de praticar futebol vendo os campeonatos masculinos na televisão, mas todas deixam claro que gostariam de assistir mais jogos femininos.
Quanto a pratica de futebol na escola, através de relatos, constatou se que existe uma certa “deficiência” docente, que acabam apresentando elementos que dificultam a participação de meninas na pratica do futebol.
São exemplos disso à separação das turmas por sexo para a pratica de esportes culturalmente destinados a determinados gêneros, como vôlei para meninas e