Gestão de Pessoas
Curso Superior de Tecnologia em Eventos
Resumo Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Goiânia, abril de 2014.
Treinamento
O principal patrimônio que existe dentro das organizações são as pessoas. Elas se tornaram o “ponto X” para o sucesso da empresa e essa grande importância pode ser agregada desde a faxineira até o principal diretor executivo.
As organizações devem estar sempre preparadas para enfrentar o mundo organizacional (competitivo), e para isso, precisam de pessoas ágeis, estáveis, espertas e dispostas a assumir riscos. Para conseguir isso, o que surge é o Treinamento e Desenvolvimento das pessoas.
“Treinamento não é despesa, mas sim um precioso investimento...”
Conceito de Treinamento:
Treinamento é a forma de desenvolver qualidades nos funcionários para torna-los mais produtivos, criativo e inovadores, contribuindo para alcançar os objetivos da organização e fazendo com que a empresa suba seu valor no ranking do mercado. Pode ser considerada uma fonte de lucratividade por agregar valor às pessoas, clientes e à organização.
Foco do treinamento:
Além de aprimorar habilidades, atitudes e levar mais informação aos funcionários, o treinamento também visa desenvolver certas competências desejadas pela organização. Todas as competências (organizacional, divisional e individual) são definidas de maneira clara e objetiva para serem entendidas por todos.
Processo de Treinamento:
O processo de treinamento segue quatro etapas: diagnóstico da situação, Decisão da estratégia para a solução, a implementação da ação e da avaliação, e o controle dos resultados das ações de treinamento.
1. Diagnóstico: Levantamento das necessidades de treinamento a serem atendidas. Ou seja, a diferença entre o que uma pessoa deveria saber e fazer e aquilo que ela realmente sabe e faz.
O levantamento de necessidades de treinamento pode ser feito através de