Fusão
Tudo esta ligado em tudo, toda ação implica em um feedback, que resulta em novas ações. Vivemos em círculos sistemáticos e dinâmicos, todos temos responsabilidade em tudo que influenciamos, não é possível pensarmos em um sistema sem pensar em seu contexto.
Com a visão acima descrita as duas maiores cervejarias do Brasil iniciaram um processo de fusão, grandes concorrentes no mercado interno, visualizaram um grande risco, uma concorrente estrangeira que poderia dominar grande parte do mercado brasileiro. Tentando evitar a descapitalização mesmo sendo grandes concorrentes optaram por juntar forças. A fusão seria a melhor opção para garantir poder econômico e expandir no mercado internacional.
“Duas semanas após o anúncio da fusão, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), baseado na lei Antitruste (nº 8.884), havia suspendido qualquer operação das duas empresas, que ficariam impedidas de desativar fábricas, demitir pessoal ou unifcar suas estruturas, antes da avaliação das conseqüências da formação da AmBev no mercado brasileiro de cervejas e refrigerantes.” www.espm.br/publicações 11
Esta estratégia de fusão das cervejarias Brahma e Antarctica conforme citação acima não foi aceita no primeiro momento, pois os órgão fiscalizadores verificaram que esta fusão teria muito impacto dentro do mercado, como redução de postos de trabalho, diminuição de opções de compras, monopólio do setor podendo impor aumentos abusivos e outras questão onde juntas teriam uma maior influencia dentro do setor.
Após estudo dos órgãos fiscalizadores, os mesmos determinaram condições para que a fusão fosse realizada, tentando minimizar os impactos negativos que esta fusão ocasionaria dentro do mercado, já que esta nova empresa teria um grande capital para administrar assim como uma grande porcentagem de participação de mercado que poderia causar muitos estragos dentro da economia. Com a autorização e acordo das empresas com os órgão