Fusão Nuclear
O que é a Fusão Nuclear? É o processo de colisão de dois átomos leves para formar um terceiro mais pesado, com a reação libera uma energia maior do que a consumida.
A colisão acontece por causa da pressão e temperatura altíssima faz com que os elétrons se dispersem do núcleo, afastando seus campos eletromagnéticos (a fusão é mais fácil com núcleos pequenos, uma vez que a repulsão da carga positiva desses será menor) e facilitando a colisão, isso ocorre naturalmente em estrelas como o sol.
O elemento químico mais usado na Fusão nuclear é o hidrogênio. O estudo da fusão deu inicio na década de 1930, nessa época a intenção era a criação de armamentos militares que começaram a ser testados a partir de 1950, nesse mesmo período começou o estudo para a produção de energia que continua até os dias de hoje.
Atualmente o uso mais notável é em bombas de hidrogênio (tipo de bomba nuclear), mas no futuro será principalmente para produção de energia limpa e mais eficiente que a fissão nuclear.
Qual a diferença entre Fusão e Fissão Nuclear?
A fusão como o nome diz é unir dois átomos em um novo, a fissão divide o átomo em dois liberando energia, o Urânio é o elemento usado na fissão, começou os estudos na mesma época que a fusão e hoje é usado na produção de energia, ao contrario da fusão a energia produzida não é limpa e o lixo radioativo seja considerado um problema exigindo armazenamento especial.
Fontes: http://www.brasilescola.com/quimica/fusao-nuclear.htm http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-fusao-e-fissao-nuclear