Fusão empresarial
ESTUDO E ANÁLISE DE CASO
GERENCIANDO UM NEGÓCIO GLOBAL NA 3M CORPORATION
1
O problema empresarial
A 3M é uma corporação multinacional com sede em St. Paul, Minnesota, que fabrica e vende mais de 50.000 produtos (na realidade, 500.000 produtos, se levarmos em conta as variações de tamanho, embalagem, idioma e recursos personalizados). A empresa é descentralizada e cada uma das suas 50 unidades comerciais mantém em separado os dados de vendas, marketing, produção, pesquisa e desenvolvimento. Cada unidade comercial também acompanha seus clientes, produtos e fornecedores.
Embora os sistemas de processamento de transações em nível corporativo forneçam suporte às vendas de toda a corporação, as unidades comerciais mantêm bancos de dados separados e realizam atividades independentes de suporte a decisões. Como resultado disso, a empresa teve dificuldades de atender a novos clientes e mercados na economia global. Por exemplo, clientes que adquiriram produtos de diversas unidades comerciais tiveram de lidar com vários vendedores. À vezes, a venda de um produto exigia a participação de duas unidades. Isso geralmente significava redundância no fornecimento de informações sobre preços e produtos. Era muito difícil rastrear os estoques, vendas e a lucratividade de cada produto. A empresa também tinha problemas de conexão com seus fornecedores para resolver questões de logística.
A solução
A empresa criou um data warehouse empresarial global (GEDW), que consiste em quatro seções principais: bens e serviços, parceiros de negócios, vendas globais e depósito de mídias digitais. Um data warehouse (DW) é um repositório centralizado de dados corporativos extraídos do sistema de processamento de transações, dos dados brutos da corporação e de bancos de dados externos. Esse “depósito” contém principalmente os dados necessários para o suporte a decisões orientadas internamente, como a