Furo Quadrado
Surgiu a necessidade de confeccionar uma ferramenta para fazer furos quadrados. Utilizando um gabarito e um modelo icônico da ferramenta foi comprovado que essa façanha é possível. A obtenção de um furo quadrado não é simples e nem barato. Atualmente são confeccionados por processos como: estampagem, forjamento, eletro erosão, corte por jato d´água e lazer, que são os processos mais comuns. Outros processos também podem realizar o mesmo, por exemplo, com a utilização de uma broca.
A princípio é estranho dizer que uma ferramenta com movimento rotativo possa realizar um furo quadrado. Qualquer ferramenta e de qualquer formato girando em torno de seu eixo realiza um furo cilíndrico. Porém utilizando uma ferramenta com três arestas cortantes e dando a ela movimento de rotação e translação é possível a realização do furo quadrado, com um prato guia com o formato do polígono do qual se tem interesse, normalmente sextavados ou quadrados e as brocas oferecidas, sempre com o número de cortes sendo igual ao número de lados do polígono menos um, portanto no caso citado, ferramentas com número de cortes três e cinco.
Construção da ferramenta
Basta traçar um triângulo equilátero. Com um raio igual a um dos lados, do centro de um dos vértices, desenhar um arco de ligação dos outros dois vértices. Da mesma forma, desenhar arcos que ligam os terminais dos outros dois lados. Os três arcos formam um Triângulo de Reuleaux. ( figura 1)
Figura 1 Triângulo de Reuleaux
Ferramenta (Broca)
A ferramenta (figura 2) é construída tomando como base o triângulo Reuleaux , também é a partir dele que será determinado o tamanho do quadrado. A distância em linha reta de um vértice ao outro do triângulo Reuleaux será o tamanho do quadrado a ser obtido. A área do triângulo não pode ser ultrapassado na construção da ferramenta, caso contrário, ocasionará o travamento da ferramenta provocando a quebra. Sendo assim, para que os cortes da ferramenta sejam