Furacão katrina
Fenómenos naturais comuns que podem resultar em Desastres naturais
Afundamento e colapso, Ciclones; Dilúvio; Deslizamento de terra, ou escorregamento; Endemias; Epidemia; Pandemias; Erosão; Erupção vulcânica; Ciclone tropical (furacão, tufão); Incêndio Florestal Inundação; Queda de meteoro. Tempestades: de Gelo, de Granizo, de Raios, Tornado, Tsunami, Terramoto.
O que é um furacão? O furacão é uma poderosa tempestade que produz ventos extremamente rápidos. Na realidade, o furacão é um ciclone (uma depressão) de forte intensidade. Quando o furacão alcança o continente, ele provoca chuvas torrenciais de grande intensidade num curto intervalo de tempo.
O Furacão Katrina foi um grande furacão, uma tempestade tropical que alcançou a categoria 5 da Escala de Furacões de Saffir-Simpson (regredindo a 4 antes de chegar a costa sudeste dos Estados Unidos da América). Os ventos do furacão alcançaram mais de 280 quilómetros por hora, e causaram grandes prejuízos na região litorânea do sul dos Estados Unidos, especialmente em torno da região metropolitana de Nova Orleães, em 29 de agosto de 2005 onde mais de um milhão de pessoas foram evacuadas. O furacão passou pelo sul da Flórida, causando em torno de dois bilhões de dólares de prejuízo e causando seis mortes directas. Foi a 11ª tempestade de 2005 a receber nome, sendo o quarto entre os furacões.
Rota do furacão
De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o NOAA, que emitiu um relatório em 23 de Agosto informando que havia formado uma depressão tropical a sudeste de Bahamas. No dia 24 evoluiu para uma tempestade