Fenomenos
Trabalho apresentado como requisito de avaliação do curso de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves do Centro Universitário UNA para obtenção do título de Curso Superior.
Professor orientador: Ernani
Belo Horizonte
18 de outubro 2012
Sumário
Introdução
A meteorologia é uma das ciências que estudam a atmosfera terrestre, que tem como foco o estudo dos processos atmosféricos e a previsão do tempo.
Os estudos no campo da meteorologia foram iniciados há mais de dois milênios, mas apenas a partir do século XVII a meteorologia progrediu significativamente. No século seguinte, o desenvolvimento da meteorologia ganhou um ímpeto ainda mais significativo com o desenvolvimento de redes de intercâmbio de dados em vários países.
Com a maior eficiência na observação da atmosfera e uma mais rápida troca de dados meteorológicos, as primeiras previsões numéricas do tempo tornaram-se possíveis com o desenvolvimento de modelos meteorológicos no início do século XX.
A invenção do computador e da Internet tornou mais rápido e mais eficaz o processamento e o intercâmbio de dados meteorológicos, proporcionando assim um maior entendimento dos eventos meteorológicos e suas variáveis e, conseqüentemente, tornou possível uma maior precisão na previsão do tempo.
Muito além do que se percebe, os fenômenos meteorológicos influenciam diretamente no nosso dia-a-dia. E não apenas quando se registram grandes desastres, com resultados catastróficos e destruição, mas também na atual crise mundial de alimentos.
Considerando estes fatos podemos ressaltar a importância da constante observação e previsão de tais fenômenos, afim de que possamos prevenir e amenizar as consequências de tais acontecimentos.
Mas não somente no sentido de prevenção, uma vez que existem tais fenômenos que não causam qualquer destruição, antes, é alvo de curiosidade e admiração pela beleza, força e perfeição da natureza.
Objetivo do Estudo Uma vez delimitado