funções quimicas e microbiologicas
2 - Fase de latência é o momento em que o microrganismo está se adaptando ao meio e as suas células não se reproduzem e em alguns casos ocorre até a diminuição de microrganismos causado por fatores do meio ao qual está se adaptando. Fase logarítmica é quando o microrganismo já se adaptou ao meio e passa a se multiplicar intensamente e constantemente, isso ocorre por passar a utilizar todos os nutrientes ao seu redor e a produzir metabólicos tóxicos. Fase estacionária onde o microrganismo deixa de se reproduzir intensamente mas continua a se reproduzir constantemente,isso porque acontece a escassez de nutrientes ainda na fase logarítimica. Fase de morte quando as células começam a morrer constantemente por conta das condições adversas do meio.
3 – É a relação de pressão parcial de água pura e pressão parcial de vapor da água que faz parte dos fatores intrínsecos dos microrganismos, a variação da atividade da aguá influência no crescimento microbiano,tendo como exemplo as bactérias que necessitam de 0,90 de atividade da aguá e os fungos 0,80 e abaixo de 0,60 não há probabilidade de crescimento de microrganimos.
4- Psicotróficos de 20 °C a 30 °C são ótimos, 35 °C máximo e mínimo 5°C.
Mesófilos de 30 a 40 °C são ótimos, 40 a 50 °C máximo e mínimo 5 a 25°C.
Termófilos de 45 a 65 °C são ótimos,60 a 90 °C máximo e mínimo 35 a 45°C.
5- A técnica de gram se baseia na coloração da parede das bactérias separando em gram positivas que tem as paredes celulares ricas em ácido tecóico,magnésio e ácidos ribonucléicos e gram negativas tem as