Código Genético
Sumário
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Anexos
4. Bibliografia
Nome:
Numero:
Ano:
Escola:
1. Introdução
O código genético é um código universal que estabelece a equivalência entre a sequência de bases no DNA e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína.
2. Desenvolvimento
Inicialmente suspôs-se que cada código genético seria formado pela combinação de duas bases nitrogenadas. Após várias experimentações, chegou-se à conclusão de que os aminoácidos são codificados por trincas de bases nitrogenadas. Cada trinca forma um códon, sequência de três bases que codifica um aminoácido.
A combinação de quatro bases nitrogenadas em grupos de três da um total de 64 códons. Esse número é muito maior que o numero de aminoácidos. Entretanto, provou-se que um mesmo aminoácido pode ser codificado por mais de uma trinca, havendo, assim, trincas sinônimas. Pelo fato de um aminoácido poder ser codificado por mais de uma trinca, o código genético é dito degenerado.
Síntese de proteínas
O processo de síntese de proteínas denomina-se tradução e dele participam três tipos de RNA:
·RNA ribossômico (RNAr): compõem, juntamente com as proteínas, os ribossomos
·RNA transportador (RNAt): é o menos RNA da célula. Em uma das suas extremidades livres de sua molécula há sempre a sequencia ACC
·RNA mensageiro (RNAm): após a transcrição e maturação no núcleo, o RNAm leva a informação do DNA dos cromossomos para a produção do polipeptídio no citoplasma, no RNAm estão os códons que vão determinar a sequência de aminoácidos na proteína.
Toda molécula de RNAm possui:
- Um códon de iniciação, que é sempre o mesmo (AUG), correspondente ao aminoácido metionina.
-Vários códons que determinam a sequência dos aminoácidos no polipeptídio
-Um códon de