codigo genetico
_É o conjunto de 64 trincas de nucleotídeos que especificam os 20 aminoácidos de início e de término de cadeia polipeptídica.
_Códon é um conjunto de três nucleotídeos adjacentes em uma molécula de RNAm que especifica a incorporação de um aminoácido em uma cadeia polipeptídica ou que indica o final da síntese de polipeptídeos.
_ Anticódon é o conjunto de três bases em uma molécula de RNAt que são complementares a três bases de um códon específico em RNAm.
_Aminoácido – Qualquer um de uma classe de compostos orgânicos contendo um grupo amino(NH2) e um grupo carboxila(COOH). Os aminoácidos são os blocos estruturais das proteínas.
_Ptoteína – Macromolécula composta por peptídeos. Cada polipeptídeo consiste de uma cadeia de aminoácidos ligados por uniões peptídicas.
Proteínas são polímeros de aminoácidos.
_Enzimas – Proteínas que atuam como catalisadores. São proteínas que aceleram ou possibilitam reações específicas em sistemas vivos.
Propriedades Principais do código genético: UNIVERSAL DEGENERADO
Fenômenos que dão a funcionalidade do código genético: TRANSCRIÇÃO TRADUÇÃO
Transcrição Processo pelo qual o RNA é formado ao longo de um molde de DNA. A enzima RNApolimerase catalisa a formação de RNA a partir de trifosfatos de ribonucleosídeos.
Tradução- Síntese de proteínas dirigida por um RNAm específico. E´a especificação de cada trinca em um aminoácido.
São possíveis 64 trincas mas há somente 20 aminoácidos. Isto se deve ao fato de o código genético ser degenerado.
São aminoácidos: alanina, prolina, treonina, histidina, lisina,glutamina, fenilalanina, triptofano, valina, arginina,tirosina,leucina, etc.
PROPRIEDADES DO CÓDIGO GENÉTICO;
1-O código genético é formado por trincas de nucleotídeos Cada códon contém 3 nucleotídeos.
2-O código genético não tem superposição. Cada nucleotídeo em RNAm pertence a