02
Este bacharel estuda as características físicas, químicas e nutricionais dos alimentos. É preparado para acompanhar toda a sequência de produção do campo ao beneficiamento, da indústria aos pontos de comercialização. Ele entende do plantio ou da criação, da colheita e das técnicas de conservação pós-colheita, pós-ordenha ou pós-abate. Define e monitora a estocagem, o beneficiamento ou processamento, o transporte e a distribuição até os pontos de venda, garantindo a qualidade e integridade do produto. Na área de laticínios acompanha a industrialização do leite, de manteiga, queijos e iogurtes. Pode se dedicar ao desenvolvimento de embalagens que aumentem a vida útil do alimento, ou fazer análises físico-químicas em alimentos in natura ou industrializados.
Criar produtos inovadores no setor alimentício, priorizando a questão nutricional, é uma das funções a ser exercida por este. O profissional tem a oportunidade de lidar com todas as etapas de processamento dos produtos que serão levados à mesa dos consumidores. Assim, pode atuar desde a seleção da matéria-prima animal ou vegetal até a escolha da embalagem, mantendo a qualidade do alimento industrializado.
Habilidades e competências que deve ter esse profissional:
- Gerenciar projetos agroindustriais nos aspectos tecnológicos, econômicos, ambientais e de rastreabilidade;
- Gerenciar, implantar e executar programas e ferramentas de qualidade na indústria alimentícia;
- Monitorar processos que visem à segurança alimentar e nutricional;
- Realizar, interpretar e assumir a responsabilidade técnica em análises químicas, físicas, bioquímicas, gramatológicas, microbiológicas, toxicológicas e sensoriais de matérias-primas, insumos e alimentos;
- Pesquisar, desenvolver e inovar processos, produtos e serviços na área de Tecnologia de Alimentos;
- Planejar e organizar o ambiente de trabalho, garantindo o bom andamento das atividades do setor, a saúde e o