Tratamento de agua
Indispensável à vida, sem água não há vida. Como produto indispensável à manutenção da vida no planeta, a água tem despertado o interesse dos mais diversos setores - elaborarem modelos de uso e gestão capazes de compatibilizar as demandas crescentes com a relativa escassez do produto na qualidade desejada.
A demanda por água da população urbana é atendida por uma autarquia municipal, SANEAGO.A captação é feita nos mananciais: Córrego do ABÓBORA, que atendem a 80% do consumo. Os 20% restantes provêm de dois poços profundos. A água dos poços não requer tratamento. É feita a adição de cloro para desinfecção, devido a microorganismos que podem contaminá-la na rede de distribuição e nos reservatórios domésticos. Também é feita a adição de flúor, visando a boa saúde bucal da população. A água proveniente dos mananciais recebe o tratamento convencional, que consiste na adição dos reagentes alcalinizantes (hidróxido de cálcio, popularmente conhecido como a cal) e coagulantes (sulfato de alumínio ou ferro). A água em contato com o ar é ligeiramente ácida, devido ao gás carbônico dissolvido nela, daí a necessidade de neutralização. A adição da cal confere ainda a alcalinidade necessária para a ação dos coagulantes.
O sulfato de alumínio é um reagente coagulante capaz de produzir hidróxidos gelatinosos insolúveis e é empregado para remoção de impurezas que se encontram em suspensão fina, em estado coloidal ou em solução. Funções principais são desestabilizar, agregar e aderir os colóides para transformá-los em coágulos. A