Funções Orgânicas
Os compostos orgânicos se diferenciam dos inorgânicos por apresentarem átomos de carbono distribuídos em cadeias e/ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio. Os compostos orgânicos podem ser classificados conforme os átomos constituintes, radicais ligantes ou natureza das ligações. Portanto essas características agrupam os compostos por semelhança que formam, assim, as funções orgânicas
Etanamida
3,3-Dimetil-Butanamida
Para amidas secundárias, indica-se com um N o número de substituições da molécula de amônia antes da nomenclatura dos radicais:
N-Etil-Etanamida
Para amidas terciárias, indica-se com dois N (separados por vírgula) o número de substituições da molécula de amônia antes da nomenclatura dos radicais. Entretanto, se os radicais da amida forem diferentes entre si, deve-se particionar a nomenclatura em N-radical 1- N-radical 2. Exemplos:
Observe que, pode-se agrupar os radicais da cadeia principal com os do nitrogênio se os mesmos forem iguais.
A tabela abaixo mostra algumas amidas que possuem nomenclaturas usuais por estarem presente no ambiente acadêmico e em vestibulares:
Conclusão
Observamos que os compostos que pertencem as funções orgânicas tem sempre uma grande importância para o ambiente e, consequentemente, para nós mesmos, para a nossa saúde, para o desenvolvimento tecnológico. Vimos que estão presentes em remédios, são usados como combustíveis, estão também nas plantas, na nossa alimentação, etc.
Aprendemos muito sobre toda as funções aqui estudadas, estudamos onde são usados, como identificamos, suas nomenclaturas e a presença das mesmas no nosso cotidiano. Foi um trabalho importante para o nosso aprendizado.
Bibliografia http://www.mundoeducacao.com/ http://www.infoescola.com/ http://www.brasilescola.com/ http://pt.wikipedia.org/ http://www.soq.com.br/ http://www.qieducacao.com/