Funções inorgânicas de química
Letícia R. Teixeira
Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.
http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode
Sala de Leitura Funções Inorgânicas
Funções Inorgânicas
1. Funções Químicas
As substâncias químicas são classificadas como inorgânicas e orgânicas. As inorgânicas são aquelas que não possuem cadeias carbônicas e as orgânicas são as que possuem. As substâncias inorgânicas são divididas em quatro grupos, ácidos, bases, sais e óxidos, chamados de “funções inorgânicas”. As substâncias orgânicas são divididas em hidrocarbonetos, funções halogenadas, funções oxigenadas e funções nitrogenadas e, do mesmo modo, os grupos são denominados “funções orgânicas” (Figura 1).
Figura 1: Classificação das substâncias químicas
As substâncias pertencentes a cada um dos grupos mostrados na Figura 1 possuem propriedades químicas em comum. O que confere as propriedades às substâncias participantes de uma mesma função é sua capacidade de reagir. Substâncias que reagem da mesma forma, quando colocadas em uma mesma situação, normalmente, pertencem à mesma função.
. 1 .
Sala de Leitura Funções Inorgânicas
Sabemos, por exemplo, que o metanol (CH3OH) e o etanol (CH3CH2OH) pertencem à função Álcool. Estas substâncias possuem propriedades químicas semelhantes, como a formação de ácidos nas reações de oxidação e a formação de gás carbônico, água e energia nas reações de combustão. As Equações 1 e 2 mostram as reações de oxidação do metanol e do etanol, respectivamente:
CH3OH + O2 → HCOOH + H2O (metanol)
(Equação 1)
(ácido metanóico)
CH3CH2OH + O2 → CH3COOH + H2O (etanol)
(Equação 2)
(ácido etanoico ou ácido acético)
Por outro lado, a parafina