Sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho (sgsst),
O mercado competitivo em que as empresas estão inseridas, faz com que muitos gestores não detenham suas atenções quanto ao ambiente de trabalho oferecido a seus empregados e, consequentemente, não percebam os danos a que estão expondo seus funcionários em seu meio de trabalho, ao meio ambiente e a sociedade.
Um número excessivo de acidentes em determinados setores e os grandes desastres mundiais divulgados pela mídia levam as empresas a acreditarem que competitividade e lucro não são suficientes. Assim, elas também devem demonstrar uma atitude ética e responsável quanto à segurança e saúde em seus ambientes de trabalho, além de cuidar das questões ambientais. O Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST), considerado um instrumento eficaz para a melhoria das condições do ambiente de trabalho, é uma das possíveis alternativas para a evolução da gestão nas empresas. Acidentes, incidentes constituem, muitas vezes, em eventos que devem ser controlados de maneira preventiva através do planejamento, organização e avaliação do desempenho dos meios de controles implementados. Estes eventos estão, muitas vezes, associados a inúmeras causas, e não apenas a uma causa específica. Análises simples e rápidas podem levar à conclusão de que a causa imediata reside nos fatores humanos e/ou em algum tipo de problema técnico, mas, grande parte de tais eventos é decorrente de falhas na gestão responsável pela segurança e saúde ocupacional aplicada a estes fatores. Assim, é importante que os gestores responsáveis pelo controle dos aspectos de segurança e saúde da organização dêem especial atenção ao fator humano e a tecnologia utilizada.
1- SISTEMA GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Elaboração de um plano de gestão estruturado nas áreas de segurança e saúde do trabalho, com envolvimento de todos os níveis hierárquicos da empresa, é realizado após o levantamento dos riscos e perigos que envolvem a atividade empresarial