Funções Gerenciais
Administração da produção e operações preocupa-se com o planejamento, a organização, a direção e o controle das operações produtivas, de forma a se harmonizarem com os objetivos da empresa.
O planejamento da as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer.
Organização é o processo de juntar (combinar) os recursos produtivos: (mão-de-obra), matérias-primas, equipamentos e capital. Os recursos são essenciais à realização das atividades planejadas, mas devem ser organizados coerentemente para um melhor aproveitamento.
Direção é o processo de transformar planos que estão no papel em atividades concretas, designando tarefas e responsabilidades específicas aos empregados, motivando-os e coordenando seus esforços.
O controle envolve a avaliação do desempenho dos empregados, de setores específicos da empresa e dela própria como um bloco, e a consequente aplicação de medidas corretivas se necessário.
O planejamento e as tomadas de decisão que lhes são inerentes podem ser classificados em três grandes níveis, segundo a abrangência que terão dentro da empresa, afetando fatias maiores ou menores da companhia, (nível estratégico, nível operacional e em nível tático).
O planejamento e a tomada de decisão operacional tem lugar nas operações produtivas, envolvem curtos horizontes de tempo e riscos relativamente menores. A maior parte do tempo do gerente neste nível é gasta com a direção de funcionários. Enquanto o planejamento e organização não chegam a ser atividades criticas nesse patamar de trabalho, grande esforço é despendido em controle. O controle é importante para dar noticia do que está ocorrendo e ligar os três níveis básicos de gerência.
A área de marketing responsabiliza-se pela geração e manutenção da demanda para os produtos da empresa, assegurando (tentando assegurar) satisfação