TRABALHO
Shirley Araújo Silva
Atividade 1
Penso que nossas escolas não estão preparadas para combater o preconceito “homofobia”.
Não conseguimos ainda atravessar vários preconceitos como raça, cor, religião, classe social e também e homofobia ainda é uma visão monstruosa que nossa sociedade tem perante o outro que é diferente em questão de sua opção sexual.
A falta de informação se torna ignorância que se transforma em preconceito e que forma o homem insensível.
Deveria haver um trabalho atuante por parte da educação, sociedade e política sobre a diversidade sexual para que esses jovens não se tornem preconceituosos e muitas vezes a intolerância levaria até a um homicídio mas sim a sociedade para um futuro melhor onde há espaço para todos sem exceção, assim como explanado pelo professor Marco Antônio em sua palestra.
Devemos quebrar a barreira no preconceito, transmitir ao aluno as várias formas de respeito. Só assim teremos uma sociedade justa.
Atividade 2
Neste vídeo o contexto ainda mais trágico do que sofre um gay, “Travesti”. Com o preconceito sofrido pelos gays em suas famílias acabam se prostituindo e se afastando de suas casas, como vimos no vídeo estão sujeitos a qualquer situação, correm perigo nas ruas e em muitos casos se envolvem no mundo do crime como relatado por Marcelo Garcia na entrevista.
É necessária uma política pública que interfira nessa situação caótica que vivemos, chegando até o tráfico de travestis para grandes metrópoles onde ocorre a prostituição e são financiados por cafetões desde sua origem.
Um bom exemplo de recurso é o Centro de apoio em São Paulo, onde são acolhidos e orientados por pessoas capacitadas, mesmo não sendo uma instituição governamental já vem ajudando a muitos com seus esforços, um verdadeiro tapa na cara do governo.
Atividade 3
Assistindo vídeo onde Rafaella relata sua história podemos perceber seu esforço para conseguir viver uma vida comum, esbarrando em preconceitos