Funções de Linguagem
A função da linguagem está relacionada ao objetivo do texto.Esse pode ser:transmitir uma informação ou influenciar o leitor.Para isso o autor se utiliza de recursos intratextuais.
• Para entendermos com clareza as funções da linguagem, é bom primeiramente conhecermos as etapas da comunicação.
• Ao contrário do que muitos pensam, a comunicação não acontece somente quando falamos, estabelecemos um diálogo ou redigimos um texto, ela se faz presente em todos (ou quase todos) os momentos.
• No ato de comunicação percebemos a existência de alguns elementos, são eles:
a) emissor: é aquele que envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas).
b) receptor: é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo), também conhecido como destinatário. c) canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida.
d) código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá descodificar. e) contexto: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.
FUNÇÃO REFERENCIAL
É a mais comum entre as funções da linguagem. Ocorre quando o emissor procura transmitir alguma informação e quando predomina a intenção de falar objetivamente sobre determinado aspecto da realidade,de forma direta e objetiva.Nesse caso a linguagem é usada de modo denotativo.
Nessa função é comum o texto ser escrito em 3ª pessoa,isso significa que o centro do texto é o próprio assunto.
Textos científicos e jornalísticos são bons exemplos dessa função.
FUNÇÃO CONATIVA OU
APELATIVA
Quando a linguagem é usada com o objetivo de influenciar o receptor,ocorre a função conativa ou apelativa.Essa função, portanto,tem como principal objetivo o destinatário.Os verbos costumam aparecer no imperativo,além disso,o vocativo e o uso da 2ªpessoa são marcas importantes nessa função.
Textos jurídicos e