Funções de embalagem
1 – O que é embalagem? 2
2 – Classificação das embalagens 2
3 - Funções da Embalagem 3
3.1 – Contenção 4 Embalagem de Sacos de Plástico: 4 Película Protetora de Tela: 5
3.2 – Proteção 5 Embalagem de Isopor: 6
3.3 – Comunicação 6 Embalagem de Papelão: 6
3.4 – Utilidades 7
4 – Reutilização de embalagem 8
5 - Referências Bibliográficas 11
1 – O que é embalagem?
Essa é uma pergunta que pode receber diferentes tipos de respostas. Por exemplo, para um profissional de marketing a embalagem e uma forma de apresentar o produto para gerar vendas. Para pessoas voltadas a distribuição é um meio de proteger o produto durante a estocagem, movimentação e transporte. Para o consumidor de varejo, é uma forma de satisfazer ao seu desejo de consumo.
O termo embalagem pode ser definido como um sistema integrado de materiais e equipamentos que leva bens e serviços a mão do consumidor final, utilizando-se dos canais de distribuição e incluindo métodos de uso e aplicação do produto. Pode ser um conjunto de elementos para envolver, conter e proteger os produtos durante sua movimentação, transporte, armazenagem, comercialização e consumo.
A embalagem vem sendo definida de diversas maneiras. Para muitos ainda é um simples embrulho de presente ou um pacote numa prateleira. Na verdade seu conceito é bem mais amplo e complexo.
Segundo Moura e Banzato (2000, p. 11), a embalagem pode ser definida como: “Conjunto de artes, ciências e técnicas utilizadas na preparação das mercadorias, com o objetivo de criar as melhores condições para seu transporte, armazenagem, distribuição, venda e consumo, ou alternativamente, um meio de assegurar a entrega de um produto numa condição razoável ao menor custo global”.
2 – Classificação das embalagens
As embalagens podem ser, essencialmente, de transporte ou apresentação ou de