Embalagem: funções e valores na logística
A embalagem se tornou item fundamental da vida de qualquer pessoa e principalmente das atividades de qualquer empresa. Atualmente estão presentes em todos os produtos, com formas variadas, e funções variadas, sempre com a evolução das tecnologias utilizadas, que as tornam cada vez mais eficientes e estratégicas. Para a logística, a embalagem é item de fundamental importância, possui relacionamento em todas as áreas, e é essencial para atingir o objetivo logístico de disponibilizar as mercadorias no tempo certo, nas condições adequadas ao menor custo possível, principalmente na distribuição internacional.
Tipos de embalagens:
EMBALAGENS DE PAPEL E PAPELÃO: As embalagens de papel e de papelão podem ser moldadas em vários formatos. São relativamente leves e ocupam pouco espaço de armazenamento. Como não são resistentes à água, várias técnicas foram desenvolvidas para modificar o material. Papéis encerados são comumente usados para embalar alimentos. Este tipo de embalagem é o mais utilizado, por ser de matéria-prima 100% biodegradável e reciclável
Tipos de embalagens:
EMBALAGENS PLÁSTICAS: Podem ser divididas em: embalagens flexíveis e inflexíveis, e podem ser moldadas em diversos formatos e tamanhos. Alguns exemplos: sacos, envelopes plásticos, sacolas, filmes, tubos, engradados, paletes, (estrados), galões, frascos, etc.
Tipos de embalagens:
EMBALAGEM DE MADEIRA: As embalagens de madeira podem ser classificadas em vários tipos. Aqui destacamos alguns: caixas, paletes, contentores-palete, bobinas e barris de madeira. Estas embalagens são utilizadas no transporte, armazenamento e distribuição de vários produtos, geralmente mais pesados e em grandes quantidades.
Conceito e Classificação
Dependendo do foco em que está sendo analisado, o conceito de embalagem pode varia. Para um profissional da área de distribuição, por exemplo, a embalagem pode ser classificada como uma forma de proteger o produto durante