Funções de apoio
Por exemplo, diretor executivo, diretor, gerente financeiro etc.
E se puderem digam o que cada um faz.
Atualmente, a gestão da empresa se dá a partir de determinadas funções básicas: técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativas.
Quem idealizou esta forma de administração foi Fayol. E para ele, as funções de uma empresa seriam:
1-Função Técnica: É conhecida como área de produção, relaciona-se com aspectos de produção de bens e serviços.
2- Função Comercial: Corresponde à função do marketing, relaciona-se com a compra, venda e permuta dos bens produzidos e consumidos pela empresa.
3- Função Financeira: Relaciona-se com a busca e gerenciamento dos recursos financeiros utilizados pela empresa.
4- Função de Segurança: se insere na área de recursos humanos, tinha por atividade assegurar os bens das empresas e as pessoas envolvidas com a empresa (acidente de trabalho).
5- Função Contábil: Hoje essa função não constitui propriamente uma área dentro da empresa. Como hoje, na época a função também constituía em registrar as contas efetuadas, elaborar balanços e estática.
6- Função Administrativa: Também hoje constitui uma atividade atribuída a todas as áreas da empresa, tem o caráter de coordenação das demais áreas. Fayol acreditava na integração da cúpula das demais funções. Na administração de empresas existem várias áreas que interagindo, promovem o seu bom funcionamento. Dentre elas são:
a) Marketing: É o setor que engloba todas as atividades relativas às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. Conhecendo e estudando estas motivações ao consumo, a empresa procura produzir bens e serviços que atendam ao público-alvo. O marketing conta com quatro instrumentos: Produção de bens e serviços que atendam aos desejos do público; Escolha do preço para estes produtos; Distribuição eficiente e ágil;