Funções da linguagem
1. O que são funções da linguagem?
2. Para que servem?
3. Quantas são?
4. Explique cada uma delas?
Funções da linguagem são formas como cada individuo organiza a mensagem que deseja transmitir. Tais funções ajudam a encontrar os melhores caminhos para o bom entendimento melhorando assim a comunicação. Para a transmissão da mensagem é necesssario um emissor, um receptor, um contexto, um código e um canal entre o emissor e o receptor.
As funções da linguagem dividem-se em 6, ao todo, são elas:
Função Referencial ou Denotativa (Referente) – É a linguagem de caracter informativo, carateristica das noticias de jornal, do discurso cientifico e livros didáticos.
Função Expressiva ou Emotiva (Emissor) – Refere-se as emoções e sentimentos do emissor, presença de interjeições e de alguns sinais de pontuação são indicadores da função emotiva em um texto.
Função Apelativa ou Conativa (Receptor) – Organiza a mensangem visando convencer ou dar uma ordem ao receptor, muito usada em mensagens publicitárias.
Função Poética ( Mensagem) – Põe em evidência a forma da mensagem, a linguagem revela um cuidado especial com o ritmo das frases, com a sonoridade das palavras, com o jogo de ideias.
Função Fática (Canal) - É um canal de comunicação que tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação. Aparece geralmente nas fórmulas de cumprimento.
Função Metalinguística (Código) - Quando a linguagem fala dela mesma, se destina à explicação das próprias palavras (códigos). As gramáticas e os dicionários são exemplos de metalinguagem.
Fonte : http://www.soportugues.com.br e http://www.significados.com.br