Era da Globalização
A cerca de 4.000 anos a.C. os povos antigos utilizavam o betume, que aflorava na crosta terrestre, para a pavimentação de estradas, calafetação de navios, no processo de mumificação, dentre outras finalidades.
Para uns, o petróleo tem origem inorgânica, a qual sustenta que o petróleo tenha surgido durante a formação do planeta Terra – o big bang.
A teoria mais aceita é que o petróleo é de origem orgânica, ou seja, proveniente de restos orgânicos de animais e plantas, que se acumularam na Terra – em domos (bacias sedimentares compostas de rocha geradora e circundada por rochas contensoras e de baixa permeabilidade), e com o passar do tempo, devido às altas temperaturas e a grande pressão, e ainda, por conta de ação de microbiológica, sofreram reações químicas originando o petroleo bahiaoleoegas.wordpress.com DESENVOLVIMENTO
3 - ORIGEM DO PETRÓLEO
O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. O tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram-no em massas homogêneas viscosas de coloração negra, denominadas jazidas de petróleo.
Os egípcios utilizavam o petróleo como um dos elementos para o embalsamamento de seus mortos, além de empregarem o betume na união dos gigantescos blocos de rochas das pirâmides.
No continente americano, os incas e os astecas conheciam o petróleo e , a exemplo da Mesopotâmia, o empregavam na pavimentação de estradas.
Geralmente, o petróleo aproveitado pelas civilizações antigas era aquele que aflorava à superfície do solo. Uma das peculiaridades do petróleo é a migração, ou seja, se ele não encontrar formações rochosas que, por serem impermeáveis, o prendam, sua movimentação no subsolo será constante, com a conseqüente possibilidade de aparecer à superfície.
A partir de 1920 os transportes terrestres, marítimos e aéreos passaram a consumir quantidades cada vez