Teoria da administração
ProfAdministração/Ciências Contábeis
Administração: História e efeitos
Integrantes e registros acadêmicos (RÃS)
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo mostra a capacidade humana de administrar, capacidade que surge no ser humano no seu nascimento. Tem como foco mostra como surgiu a administração, explanando os fatos que foram o “estopim” para o surgimento da teoria geral da administração, suas premisas e objetivos. Apontando os pontos fortes e fracos das primeiras teorias até a atualidade, seus precursores.
Busca esclarecer os conceitos de administração, sua serventia, as abordagens humanística, neoclássica, e estruturalista da administração.
Administração antes da revolução industrial Na verdade a administração passou a ser estudada como ciência a partir da Revolução Industrial, mas, não podemos cair no erro de achar que antes da Revolução Industrial não havia administração. Havia sim. E podemos dividir a história da administração em três etapas. A primeira é a Fase Teocrática onde os administradores diziam-se profetas e administravam em nome e como mandatários de Deus. A segunda é a Fase Empírico-prática na qual os administradores agiam de acordo com suas experiências. Procuravam repetir os atos e fatos que davam resultados positivos e rejeitavam os que davam resultados negativos. A terceira é a Fase Científica na qual se passou a estudar a relação de causa e efeito e conhecendo, até com antecedência, quais seriam os resultados que estavam diretamente relacionados com a aplicação dos princípios. Isso deu a eles a possibilidade de intervir no processo administrativo a fim de corrigi-lo. Até o início da Revolução Industrial não havia um modelo de administração e os que existiam eram baseados nos modelos administrativos da igreja e da organização militar. A Revolução Industrial cria a necessidade de um novo modelo de administração, que foi a administração industrial,