Cognicao social
Disciplina: Psicologia Social
Docente: Sergio
Acadêmica: Roselaine Silva
COGNIÇÃO SOCIAL
Cognição social é o estudo de como as pessoas fazem interferências a partir de informação obtida no ambiente social. Ao entrarmos em contato com o ambiente social que nos rodeia, percebemos outras pessoas, conhecemos membros de diferentes grupos e interagimos com estas pessoas e grupos. O processo de socialização constitui um incessante intercâmbio com pessoas e estímulos sociais ( família, escolas, demais instituições, classes, grupos étnicos e etc...).
Cognição social diz respeito a este processo cognitivo, no qual somos influenciados por tendenciosidades, esquemas sócias, heurísticas ( atalhos utilizados no conhecimento da realidade social) e onde tem lugar uma forte tendência de descobrir as causas do comportamento, tanto o nosso como o de outrem. Neste contato com o ambiente social que nos circunda, formamos uma idéia de nós mesmo ( autoconceito) e tendemos a categorizar o nosso ambiente de forma a tornar mais fácil o relacionamento com o mesmo. Assim rotulamos pessoas e grupos ( fulano é agressivo) discriminamos com base em sexo ou idade ( as mulheres são emotivas, não podem exercer os cargos de chefia).
Com base das primeiras impressões que obtemos acerca de uma pessoa, apressamo-nos por formar uma teoria acerca de sua personalidade, teoria que esta que fará com que aceitemos com facilidade tudo aquilo que a confirme rejeitemos sumariamente qualquer informação que a possa contraditar.
Os psicólogos sociais têm estudado este processo pelo qual formamos impressões sobre nós mesmos em relação ao mundo social em que vivemos e sobre o próprio contexto social no qual estamos imersos.
O psicólogo social utiliza característica do processo perceptivo em situações tais como a propaganda e das situações de influência em geral. Estímulos conhecidos são mais facilmente comunicáveis e determinadas disposições a