Cognição social
A cognição social é uma forma de conhecimento e de relação com o mundo social. Assim, há quatro processos de cognição social: as impressões, as expectativas, as atitudes e as representações sociais.
Uma impressão consiste no processo de integração de uma pessoa numa categoria a partir dos dados que obtemos num primeiro contacto ou das informações que nos são fornecidas por outros.
3 Qual é a relação entre impressão e categorização.
A categorização que provém da formação de impressões facilita e orienta o nosso comportamento, fazendo mesmo com que criemos determinadas expectativas em relação à pessoa, que encaixam na sua categoria.
4 Explica como se formam as impressões.
Para criarmos uma impressão acerca de outra pessoa, não necessitamos, em geral, de muita informação.
A informação pode obter-se de forma directa, através da interacção, observando o comportamento verbal e não verbal, e de forma indirecta, como, por exemplo, através do “ouvir dizer”. Contudo, frequentemente, basta-nos percepcionar pequenos indícios do seu comportamento para rapidamente nos sentirmos em condições de podermos fazer juízos acerca de uma série de atributos que, supostamente, caracterizam essa pessoa. O facto de não termos observado realmente qualquer desses atributos em nada abala a nossa convicção. E, apesar de uma pessoa poder relevar características diferentes, ou mesmo contraditórias, não hesitamos em criar dela uma impressão unificada. 5 Porque é que as primeiras impressões são tão importantes.
As primeiras impressões são extremamente determinantes para o desenrolar de uma relação pessoal, do mesmo modo que permitem a emissão de juízos de valor muitas vezes precipitados. Por outro lado, as primeiras impressões são essencialmente influenciadas pela primeira informação que obtemos da pessoa. Embora possa parecer estranho, as primeiras impressões têm um carácter bastante persuasivo e