atomos
.repulsao e atração do átomo
.repulsao do átomo
.conclusao
Atração e repulsão elétrica
Qualquer tipo de matéria é formada por átomos. Estes são tão minúsculos que nenhum microscópio comum permite vê-los. Uma fileira de dez milhões de átomos não chega a medir um milímetro. Contudo, os átomos não são as menores partículas da matéria: eles próprios se compõem de partículas ainda menores, chamadas partículas subatômicas. No centro de todo átomo existe um conjunto formado por dois tipos de partículas: os prótons e os nêutrons. Esse conjunto de partículas é o núcleo do átomo. À volta deste núcleo, como se fossem satélites, giram os elétrons, partículas em movimento permanente. As trajetórias desses elétrons se organizam em camadas sucessivas chamadas órbitas eletrônicas.
* Os prótons do núcleo e os elétrons das órbitas se atraem entre si. A esta força de atração recíproca chamamos de força elétrica. É a força elétrica que mantém os elétrons girando à volta dos prótons do núcleo. Sem ela, os elétrons se perderiam no espaço e os átomos não existiriam.
* Os elétrons, entretanto, repelem outros elétrons e os prótons repelem outros prótons. Dizemos, por isto, que as partículas com carga igual se repelem e as partículas com carga oposta se atraem. Convencionou-se chamar a carga dos prótons de positiva (+) e as carga dos elétrons de negativa (-).
Essa é outra dúvida conceitual, não sei direito onde colocar porque tem a ver com atrito também, então botei aqui mesmo
A maior parte do átomo é feito de espaços vazios, certo?
Quando eu boto a minha mão na mesa, ela não atravessa a mesa porque existem forças de repulsão entre os elétrons dos átomos da minha mão e os elétrons dos átomos da mesa, certo?
Então por que é que acontece o atrito?Se o atrito é gerado justamente pelos pontos em que uma superfície 'bate' na outra? E ficam se atraindo nesses pontos de contato? Como é que essas forças deixam os dois corpos se encostarem e baterem em