Funções da Linguagem
Toda linguagem tem um objetivo. A linguagem verbal, por sua vez, tem alguns objetivos muito claros e por isso devem ser estudados para que possamos melhor entendê-la e utilizá-la. Vejamos primeiramente como funciona o sistema de comunicação, utilizando a linguagem verbal:
● Aquele que emite a mensagem, codificando-a em palavras é o EMISSOR.
Quem recebe a mensagem e a decodifica, ou seja, apreende a ideia, é o RECEPTOR.
● Aquilo que é comunicado, o conteúdo da comunicação é chamado de MENSAGEM.
● CÓDIGO é o sistema linguístico escolhido para a transmissão e recepção da mensagem.
● REFERENTE, por sua vez, é o contexto em que se encontram o emissor e o receptor.
● O meio pelo qual esta mensagem é transmitida é nomeado CANAL.
São seis as funções básicas da linguagem verbal:
Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade. A linguagem é denotativa, ou seja, não há possibilidades de outra interpretação além da que está exposta.
Em alguns textos é mais predominante essa função, como: científicos, jornalísticos, técnicos, didáticos ou em correspondências comerciais.
Por exemplo: “Bancos terão novas regras para acesso de deficientes”. O Popular, 16 out. 2008.
Função emotiva ou expressiva: o objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa. A pontuação (ponto de exclamação, interrogação e reticências) é uma característica da função emotiva, pois transmite a subjetividade da mensagem e reforça a entonação emotiva. Essa função é comum em poemas ou narrativas de teor dramático ou romântico.
Por exemplo: “Porém meus olhos não perguntam nada./ O homem atrás do bigode é