Resumo AS DUAS PRIMEIRAS QUESTÕES-CHAVE DA ECONOMIA: A EFICIÊNCIA PRODUTIVA E A EFICÁCIA ALOCATIVA
A economia examina as opções viáveis que se apresentam aos agentes econômicos- unidades familiares, empresas e governo- para empregar os limitados recursos sob seu comando, tomando decisões racionais diante de alternativas concorrentes. Como os resultados são limitados, qualquer que seja a decisão e por mais racional que possa ter sido a alternativa escolhida, um custo relevante estará sempre presente- o custo de oportunidade. Decisões racionais de governos, empresas e unidades familiares não o eliminam, nem o eliminarão jamais. Escassez, escolha e decisões racionais sobre custos de oportunidade comparados são os fundamentos do comportamento econômico.
Eficiência produtiva e eficácia alocativa, as duas questões-chave da economia, tratam de dois elementos cruciais do processo econômico: o emprego de recursos escassos e a escolha entre fins alternativos. Estes dois elementos estão presentes, de forma explicita ou não, nas definições usuais da economia.
A palavra eficiência, no sentido em que é empregada na designação da primeira questão-chave, significa, literalmente, maximizar o emprego dos recursos; e a palavra eficácia, significa, também literalmente, otimizar as escolhas. Isso significa que a questão-chave eficiência produtiva tem a ver com o emprego; e a eficácia alocativa tem a ver com a escolha- esses dois elementos são cruciais no processo econômico.
Em síntese, as duas primeiras questões-chave da economia dizem respeito aos seguintes aspectos:
• Emprego eficiente de recursos produtivos- No limite, a busca do pleno-emprego dos fatores de produção, com redução para zero de disfunções como o subemprego e o desemprego involuntários.
• Máximo aproveitamento dos recursos empregados- Potencialidades e capacidades ineficientes utilizadas implicam desperdícios socialmente injustificáveis.
• Escolha sobre o que e quanto produzir- Compatíveis com as aspirações da