Resumo de economia - 1º semestre de direito
Capítulo 6: A quarta questão chave da economia
O ordenamento institucional
Ordenamento Institucional: Quarta questão chave da economia que se trata das formas alternativas de organização da atividade econômica que melhor conduzam a realização da EFICIÊNCIA PRODUTIVA, da EFICÁCIA ALOCATIVA e da JUSTIÇA DISTRIBUTIVA.
OU:
Definição de quais princípios, bases, estruturas e características da ordem econômica melhor compatibilizam os objetivos do pleno emprego, máximo aproveitamento dos fatores de produção, expansão das fronteiras de produção, redução dos custos sociais de oportunidade a níveis mínimos, equitatividade e incidência zero de pobreza.
...Não há uma única forma de Ordenamento Institucional...
As duas formas básicas de Ordenamento são:
- Economia de Mercado
- Economia de Comando Central
Entre esses dois pólos acima surgem os SISTEMAS MISTOS: que possuem inúmeras variantes.
As diferenças entre essas formas de Ordenamento se dão a partir de cinco critérios: 1. Liberdade Econômica 2. A propriedade dos meios de produção 3. Sistema de incentivos para a ação dos agentes econômicos 4. Os mecanismos de coordenação e alocação dos recursos 5. O lócus do processo decisório.·.
Tendência Centrípeta: É a tendência que os sistemas econômicos têm, a partir de sua evolução de se deslocar dos extremos para o centro.
A ECONOMIA BUSCA POR MODELOS QUE FAVOREÇAM A SOLUÇÃO INTEGRADA DAS QUESTÕES CHAVE DA EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E DA JUSTIÇA SOCIAL.
- As bases das primeiras formas de ordenamento
* Praticadas desde a antiguidade até o final da idade média
* Fundamentaram-se no trinômio:
Autoridade: o exercício autocrático do poder
Proteção: o governo como agente tutelar
Tradição: a reprodução do conservadorismo
* Este trinômio está praticamente presente em todas as formas de ordenamento que antecederam os modelos praticados nos últimos 250 anos.
* Estes modelos econômicos se tornaram nítidos quando a humanidade