funções administrativas
As funções administrativas são planejamento, organização, direção e controle. O planejamento é o processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre objetivo e atividades que uma pessoa, um grupo ou uma unidade buscará no futuro e dentro da organização ele pode ocorrer em três diferentes níveis hierárquicos, isto é, planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional. A idéia é que, a partir do planejamento, seja desenvolvido um mapa claro a ser seguido pelas pessoas no desenvolvimento de suas atividades.
O planejamento estratégico é determinante para o futuro da organização, já que envolve a tomada de decisão sobre os objetivos estratégicos e estratégias de longo prazo. Objetivos estratégicos são os alvos principais ou os resultados finais, que se referem à sobrevivência da organização, ao seu valor e ao crescimento. Estratégias representam um padrão de ações e de alocações de recursos delineados para que os objetivos da organização sejam atingidos. As ações que a organização implementa precisam estar direcionadas à construção de pontos fortes em áreas que satisfaçam às necessidades e aos desejos do ambiente externo. Os passos adequados para o desenvolvimento do planejamento estratégico são, analise da posição estratégica da organização, analise da situação externa, analise da situação interna e definição do plano estratégico. Planejamento tático tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a entidade como um todo e o planejamento operacional objetiva estabelecer planos que se relacionam à operação da organização no seu dia-a-dia. O resultado do planejamento estratégico é um documento que deve conter a definição da missão e dos objetivos organizacionais, além da seleção das estratégias necessárias para o alcance de tais objetivos.
O processo de organizar cria uma estrutura estável e dinâmica, através da qual se define o trabalho que as pessoas devem organizar e para criar uma estrutura