Escola Científica
A Escola da Administração Científica teve seu começo no início do século XX, por Frederick Taylor, engenheiro americano, desenvolveu a Escola da Administração Científica, cujo foco principal estava em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário. A Administração Científica representa a primeira aproximação teórica aos estudos de administração.
Taylor revolucionou os processos tradicionais dos métodos de trabalho através da aplicação de métodos científicos. Seu modelo de administração era baseado na racionalização e no controle das atividades humanas, Taylor se preocupou em acabar com o desperdício e perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividades por meio de aplicações de métodos e técnicas da engenharia industrial.
Ele tentou sistematizar o jeito de cada operário trabalhar, isto é, racionalizar suas tarefas, definindo o método pelo qual o operário se tornava mais eficiente (best way)
Taylor começou sua carreira no nível operacional das organizações (oficinas). Ele começou a ter contato com a administração em 1884, quando se tornou Engenheiro-chefe da Midvale Steel Company. Ele percebeu que eram os trabalhadores que essencialmente moviam as fábricas e elaborou a primeira apresentação sistemática da administração no trabalho A piece-rate system.
Seu objetivo era resolver o problema dos salários a fim de estimular os trabalhadores a produzirem mais para receber mais (ele notou que o salário por dia de trabalho não estimulava maior dedicação). Taylor concebeu um método para a fixação prévia e precisa deum padrão de desempenho, o que permitia a extensão do sistema para o trabalho não repetitivo.
Ele projetou um esquema de pagamento por peça no qual a remuneração por peça para baixas produções era inferior a valor da remuneração por peça para altas produções.
Primeiro Período de Taylor:
Em 1903 Taylor escreveu um artigo clássico: Shop Management. Sua preocupação era: