Funções Administrativas
Campus Natal Central
Aline Tereso Esposito
Larissa Freire de Lima
Maria Luísa Cavalcanti de Morais
Thayane Gabryele de Lima Costa
Viviane Feitoza Cavalcanti
Funções Administrativas
Natal-RN
2014
1. PLANEJAMENTO
Segundo Chiavenato (2000, pág. 195) “planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los”. Ferreira e Souza (2001, pág. 36) afirmam que “planejar é (...) saber onde queremos chegar e prever as providências que precisam ser tomadas para garantir uma viagem segura e bem sucedida.”.
Pode-se concluir que o planejamento consiste num estudo detalhado e a avaliação das etapas de um projeto visando prevenir futuros danos ou desfalques a empresa em questão. É durante o mesmo que os riscos e benefícios são analisados e calculados, para que não haja grandes imprevistos no futuro. No planejamento são definidos objetivos e a melhor forma de alcança-los. É importante que todos os funcionários que serão afetados pelo projeto participem do planejamento e a liderança deve estar sempre executando o controle e avaliação dos resultados.
O planejamento pode ser dividido entre planejamento tático e operacional. O primeiro consiste num planejamento a médio prazo, geralmente anual, e atua em nível departamental, ou seja, cada departamento da empresa deve ter o seu. E o planejamento operacional é o diário, que consiste na elaboração de cronogramas específicos, analisando cada tarefa a ser realizada; nele são criados os métodos, normas, metas e programas. Há ainda o planejamento estratégico que é o mais amplo, a longo prazo, que engloba toda a organização. Este último baseia-se no estabelecimento de metas, objetivos, políticas e missão da organização.
O planejamento deve ser feito de forma clara e deve ser flexível a mudanças, para que possa ser alterado quando necessário.
2. ORGANIZAÇÃO E DESENHO ORGANIZACIONAL
A