Funções administrativas
2 REVISÃO DE LITERATURA
2.1 ADMINISTRAÇÃO
Segundo Chiavenato (2000, p. 21),
A história da administração é recente. Ela se desenvolveu com impressionante lentidão, e somente a partir do século XX teve notável pujança e inovação. Nos tempos atuais, vivendo em uma sociedade pluralista de organizações, na qual a maior parte das obrigações sociais (como a produção de bens ou serviços) é confiada a organizações (como indústrias, universidades e escolas, hospitais, comércio, comunicações, serviços públicos etc.) que precisam ser administradas para serem eficientes e eficazes. Nos idos do século XIX, a sociedade era diferente. As organizações eram poucas e pequenas: minúsculas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos, como médicos advogados e artistas que trabalhavam por conta própria, o lavrador, o armazém da esquina etc. Embora o trabalho sempre tenha existido na história da humanidade, as organizações e sua administração formam um capitulo recente.
“A palavra de administração tem sua origem do latim e significa subordinação e serviço. Em sua origem, a palavra administração significa a função que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro”. (CHIAVENATO, 2000, p. 3)
Para Chiavenato (2000),
A Administração é um fenômeno universal no mundo moderno. Cada organização e cada empresa requer a tomada de decisões, a coordenação de múltiplas atividades, condução de pessoas, avaliação do desempenho dirigido a objetivos previamente determinados, obtenção e alocação de recursos, etc.
Para Kwasnicka (1989, p.11), “o estudo da Administração é um desdobramento da história das transformações econômicas, sociais e políticas de várias culturas, necessidades que o homem tem em sua natureza que precisam ser satisfeitas através de esforços organizados”.
A tarefa básica da Administração é fazer as coisas por meio das pessoas, com os melhores resultados. Em qualquer tipo de