Função de segundo grau
COORDENAÇÃO DE PROJETOS
Prf.: Paulo Brasileiro
Aluno: César Otávio e Silva Mendes
Objetivos deste Capítulo
• Desenvolver o conceito de coordenação de projetos de edifícios e discutir sua prática e dificuldades.
• Apresentar diretrizes para organização do processo de projeto de edifícios, das equipes de projeto, do fluxo de informações de projeto e das atividades de coordenação envolvidas, e discutir o papel do coordenador de projetos, com ênfase para a integração entre coordenação de projetos e coordenação da obra. • Exemplificar situações de coordenação de projetos em diferentes tipos de empreendimentos de construção e discutir os possíveis perfis dos seus oordenadores. • Apontar os impactos e potencialidade para das novas tecnologias da informática e, especialmente, dos sistemas eletrônicos de gerenciamento de projetos.
A Coordenação de Projetos
O paradigma contemporâneo de desenvolvimento integrado de produto ou Projeto Simultâneo enfatiza a realização precoce e concomitante de todas as especialidades de projeto. Nesse contexto, as decisões de projeto devem ser tomadas multidisciplinarmente e são orientadas pela busca de soluções globalmente boas, mesmo que não isoladamente ótimas.
Defendendo a multidisciplinaridade das soluções de projeto, Melhado (1994) apresenta um modelo conceitual para uma equipe de projeto colaborativo.
Segundo esse modelo, as decisões de projeto são resultado de análises e discussões de diferentes profissionais que devem buscar as melhores soluções globais para o empreendimento, e a primazia do projeto arquitetônico é substituída por um arranjo que privilegia a interatividade no processo de projeto, com a atividade de coordenação de projeto sendo colocada no centro da atuação da equipe de projetos (como mostrado na Figura 22). A coordenação de projetos é uma atividade de suporte ao desenvolvimento do processo de projeto voltada à integração dos requisitos e das decisões de projeto.